Pequim, China

… the old China… 

Pequim foi a primeira paragem desta viagem de 10 dias por este país longínquo onde o choque cultural é sentido todos os dias.

Chegar à China é algo que se estranha, em Pequim poucos falam inglês e o pior é que respondem às nossas dúvidas em chinês como se fosse óbvio o que estão a dizer.  Portanto passar uns dias na China serão melhores se tivermos um interprete pois poupamos energia e tudo é mais facilitado.

Esta viagem teve como objectivo principal visitar a Grande muralha da China e assim atingir a minha 5ª Maravilha do Mundo visitada. Rapidamente percebi que com tanto para visitar na China não poderia ficar apenas pela capital.

Pequim é uma cidade carregada de história e símbolos culturais, as dinastias que passaram pela governação da China e os seus caprichos, os monumentos e marcos e a Grande Muralha que é o único monumento que pelo seu tamanho é avistada da Lua. A Grande Muralha, símbolo de protecção e orgulho popular, é também símbolo de sacrifício, pelos milhares que morreram durante a sua construção e reconstituição.

Três dias são suficientes para se ter uma boa ideia da cidade e visitar os principais monumentos históricos.

A Cidade Proibida é o ex-libris da cidade e contem com pelo menos três horas para visitarem o complexo e se perderem pelo espaço que outrora apenas era permitido ao imperador e à sua família e criadagem.  Desde 1925 que é aberta a todos quantos a queiram visitar, enquanto museu nacional. A Praça Celestial é um dos “highlights” obrigatórios.

A Praça Tien´Anmen é local de passagem obrigatória, emblemática pelos eventos e manifestações de que foi palco. No regresso da visita à Cidade proibida, podem e devem parar no Museu Nacional da China que fica stuado no lado direito da praça.

Uma passagem pelo Templo do Céu é algo que não devem perder, este bonito pagode chinês e a tranquilidade do lugar faz valer a pena a visita.

A grande surpresa dos monumentos foi o Palácio de Verão, outra mini-cidade onde, garantidamente os imperadores que por lá passaram  devem ter tido bons momento de diversão. O Palácio de Verão, conhecido na China como os Jardins da perfeita Claridade e, originalmente chamado “Jardins Imperiais”, é um enorme parque composto por vários palácios, templos e jardins. Foi construído no século XVIII e era o local onde os imperadores da Dinastia Qing residiam e tratavam dos assuntos governamentais. O Pagode de Incenso Budista no cimo da colina da longevidade, é um ponto obrigatório, tem uma altura de 41metros e 3 andares, pintado à mão com cores vivas, à margem do lago. O Lago Kunming, congelado com os barcos ancorados no gelo, passam uma sensação de mistério e uma imensa vontade de voltar na Primavera. Caminhar pelo corredor Long, também pintado à mão, dá-nos uma sensação de paz, indescritível. Este corredor liga o templo da benevolência até ao barco de mármore que representa a solidez da Dinastia Qing.

Do outro lado do lago, existe a ponte dos dezassete arcos que tem mais de 500 leões entalhados e leva-nos à ilha Nanhru, a maior do Lago.

O metro é bastante fácil e está quase tudo traduzido para inglês o que facilita muito, excepto para a Grande Muralha pois, a parte mais genuína fica a cerca de 100km do centro de Pequim.

Para esta visita e para que seja tão memorável quanto a minha, sugiro a inscrição na tour: “Great Wall at Mutianyu section and Sacred way” pois além de visitarmos a parte mais autentica  e menos turistica pois, Badaling está sempre muito cheia e é um bocado “fake”, preparada para turistas. É a parte mais importante para os chineses pois foi a primeira secção a ser aberta ao público.. No regresso à cidade, a tour faz ainda uma paragem na Sacred Way onde estão as Ming Tombs e onde ninguém sabe qual é o túmulo do imperador para poderem preservar as jóias e objectos de valor que o imperador levou consigo na hora da morte. Um passeio pela sacred way e pelos guardas das Ming Tombs será um passeio muito aprazível.

stock-vector-man-sleeping-in-bed-at-motel-vector-icon-isolated-114105730HOTELS
W Hotel
Howard Johanson Paragon Hotel
lunchRESTAURANTS
Duck the Chine
circle-512SHOULD GO
Forbidden City
Temple of Heaven
Summer Palace
Great Wall
Ming Tombs
Lama Temple
Confucius Temple
Tian Anmen Square
Nation Museum of China
ponto de exclamaçãoMUST GO
Great Wall
Forbidden City 
Summer Palace

0 thoughts on “Pequim, China

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *